Brasília&Goiás

Goiás: Produtores ganham Manual de Orientação para Queijarias Artesanai

A agroindústria familiar goiana ganhou uma nova ferramenta. É o Manual de Orientação para Queijarias Artesanais, elaborado de acordo com a regulamentação do Selo Arte no Estado. A publicação – clique aqui para acessá-la – visa a atender uma demanda dos produtores artesanais de queijo, que buscam regularizar a produção para alcançar novos mercados para seus produtos.

O manual foi lançado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) do governo de Goiás, dentro da programação da Semana da Agricultura Familiar. A iniciativa busca fortalecer o setor no estado, segundo a Seapa.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de GO, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a iniciativa deve estimular o desenvolvimento artesanal goiano. “Somos um dos primeiros estados a normatizar a produção de queijos artesanais. Com certeza, teremos uma grande expansão do setor aqui. Temos mercado para esse tipo de produto, que costuma ser mais refinado, características próprias de produção, que agregam sabor e qualidade ao resultado final”.

Elaborado pela Gerência de Produção Sustentável e Agricultura Familiar da Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa e pela Comunicação Setorial da Secretaria, com apoio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), o manual contém orientações técnicas para o fomento da produção de queijos artesanais, buscando agregar valor ao setor leiteiro de GO.

“Com o manual, pretende-se ainda contribuir para as boas práticas de fabricação, na expectativa de que os produtos cheguem aos clientes e consumidores com qualidade, dentro dos padrões exigidos pela legislação”, destaca a Seapa em nota.

Além de termos técnicos e da legislação sobre o assunto, o manual apresenta um passo a passo para a regularização da produção de queijos artesanais junto à Agrodefesa. Na publicação também é possível encontrar os documentos necessários para registro da produção, as perguntas frequentes relacionadas ao tema e uma sugestão de planta para a queijaria artesanal, bem como endereços e contatos para mais informações.

Regulamentação

A produção artesanal de queijos foi regulamentada em Goiás a partir da implantação do Selo Arte. Criado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o selo é uma forma de desburocratizar o registro para comercialização interestadual de produtos, contando com inspeção e fiscalização de natureza prioritariamente orientadora.

A Instrução Normativa 06/2019, da Agrodefesa, jurisdicionada à Seapa, foi assinada em dezembro de 2019 e regulamenta a implantação do Selo Arte em Goiás. A medida é voltada à fabricação artesanal de queijos com o objetivo de regularizar a produção, gerando renda ao produtor e com a garantia de qualidade e controle de sanidade dos produtos ofertados à sociedade.

Foto: Larissa Melo/Seapa/Gov. GO

De acordo com o governo de GO, futuramente, outros produtos, como embutidos, pescados e mel, também deverão ser regulamentados.

A institucionalização do Selo Arte para a produção de queijos artesanais em Goiás poderá fazer parte do Programa Produtor Empreendedor, por meio da disponibilidade de crédito pela Goiás Fomento, buscando regularizar agroindústrias no estado, gerando renda por meio da agregação de valor na cadeia produtiva do leite.

Selo Arte

O produto artesanal será identificado, em todo o Brasil, por um selo único com a indicação ARTE. Para ser enquadrado, a elaboração do produto de origem animal (POA) deverá ser realizada com predominância de matérias-primas de origem animal determinada, a partir de técnicas prioritariamente manuais e por quem tenha o domínio integral do processo.

A fabricação deve ser individualizada e genuína, mantendo a singularidade e as características tradicionais, culturais ou regionais. Além disso, as matérias-primas de origem animal devem ser produzidas na propriedade onde se localiza a unidade de processamento ou com origem determinada.

Conforme o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, a Instrução Normativa 06/2019, do governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, atende uma demanda antiga do setor, regulamentando produtos artesanais para agregação de valor e comercialização livre e legalizada em todo o país, podendo alcançar mercados internacionais, caso seja habilitado para tal.

“Essa instrução normativa traz maior segurança para o consumidor, que passa a ter garantia de que o produto adquirido atende às boas práticas agropecuárias e sanitárias, e amplia as perspectivas para o produtor, que tem acesso facilitado ao mercado. Um ganho para Goiás e para o Brasil”, avalia. Maia.

A estimativa do Mapa é que somente na produção de queijos artesanais cerca de 170 mil produtores sejam beneficiados em todo o país com o Selo Arte.

Clique aqui para acessar o manual.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading