ABPA/MAPA: Egito abre mercado a produtos termoprocessados de aves do Brasil

O Egito aprovou a compra de produtos termoprocessados de aves produzidos no Brasil, anunciou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta quinta-feira 23. A autorização é válida para as 40 plantas exportadoras que já estão habilitadas para o mercado egípcio e que atualmente embarcam frango inteiro, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (APBA).

De acordo com o presidente da ABPA, Francisco Turra, logo após a autorização, diversas licenças para embarques foram emitidas, em um total que já supera 1,5 mil toneladas.

“A forte procura pelo produto brasileiro indica uma demanda que estava reprimida e que agora deverá incrementar a expressiva participação do mercado egípcio entre os principais importadores de produtos avícolas halal do Brasil”, pontou Turra.

Segundo o presidente da ABPA, a autorização do governo egípcio “é mais uma importante conquista da ministra Tereza Cristina [Agricultura] e de sua equipe para o setor produtivo do país.”

Décimo quarto principal importador de carne de frango do Brasil, o Egito importou 39,1 mil toneladas entre janeiro e junho deste ano, volume que supera em 27% o total embarcado no primeiro semestre de 2019.

Com a decisão das autoridades egípcias, o Brasil alcançou a marca de 82 mercados externos abertos para produtos agropecuários desde janeiro de 2019, destacou o Mapa.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta