Abiarroz: Indústrias de beneficiamento precisam importar arroz e pedem retirada da TEC

Foto: Irga/Gov. RS/Divulgação

O Brasil precisará elevar as importações de arroz para ter segurança no abastecimento dos consumidores do mercado interno, neste período de pandemia do coronavírus, até o final deste ano, informa a Abiarroz. Para tanto, as indústrias de beneficiamento estão fechando negócios com outros países para compra do cereal e devem pedir ao governo federal a retirada da TEC (Tarifa Externa Comum) sobre as importações de arroz.

De acordo com a Abiarroz, o arroz brasileiro é exportado sem oneração alguma. Por isso, a entidade defende que as importações também não sejam taxadas, seguindo o princípio de livre comércio, além da garantia de valores mais justos nessas operações.

Ainda segundo a Abiarroz, a necessidade de elevar as importações decorre da forte demanda por arroz nos mercados interno e externo provocada pela pandemia. Conforme a associação, as compras de terceiros países vão assegurar o suprimento doméstico até o início da colheita da próxima safra.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta