Embrapa e empresa canadense lançam bioinseticida contra lagarta-do-cartucho

Foto: Divulgação

Os produtores rurais terão, já na safra 2020/2021, um novo aliado para o manejo da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) nas suas lavouras: o bioinseticida Crystal. A lagarta é uma praga que ataca o milho, a algodão, a soja, o sorgo, as hortaliças, as leguminosas e as frutas.

Esse produto é resultado de uma década de pesquisas e da parceria entre a Embrapa e a empresa canadense Lallemand, líder global no desenvolvimento, na produção e na comercialização de microrganismos.

O Crystal é um produto biológico à base da bactéria Bacillus thuringiensis e produz altas quantidades de esporos e cristais das proteínas Cry e da Vip3. Essas proteínas são muito eficientes no controle das lagartas.

O bioinseticida tem uma formulação líquida, de fácil manuseio e aplicação. Seus cristais e esporos, ao serem ingeridos pela lagarta, causam o rompimento do intestino e a morte do inseto.

O pesquisador Fernando Hercos Valicente, da Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas-MG, é o responsável pela tecnologia Embrapa presente nesse produto. Valicente explica que o Crystal, por ser um produto biológico, “é uma ferramenta importante no Manejo Integrado de Pragas (MIP), já que não causa nenhum dano ao aplicador, ao meio ambiente nem aos inimigos naturais das lagartas”.

Nas pesquisas realizadas pela Embrapa e Lallemand, o Crystal alcançou eficiência em torno de 95 a 100%, no controle das lagartas nas lavouras. Valicente recomenda, porém, que o produto seja aplicado de acordo com o aparecimento das lagartas e, no caso do milho, “o Crystal deve ser pulverizado bem no início, porque é mais eficiente em lagartas pequenas. À medida que as lagartas crescem, a mortalidade diminui”.

Registrado no Mapa para o controle da Spodoptera frugiperda, o Crystal também controla a Spodoptera eridania e a lagarta falsa medideira, Chrysodeixis includens.

O lançamento oficial do Crystal será realizado nesta quarta-feira 26, às 19h, pelos canais da Embrapa e da Lallemand no Youtube.

O evento será mediado pelo professor e comunicador José Luiz Tejon Megido, e contará com a participação de Adriana Regina Martin, diretora executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa; Frederico Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo; Fernando Valicente, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo e Santo Bonganhi, do marketing estratégico da Lallemand.

Da Embrapa Milho e Sorgo

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta