AgBiome e TMG anunciam parceria para desenvolver algodão resistente ao bicudo

Foto: TGM/Divulgação

A AgBiome, líder em inovação e desenvolvimento de produtos biológicos, e a TMG – Tropical Melhoramento e Genética, empresa brasileira de melhoramento genético de soja, algodão e milho, anunciaram uma parceria global de pesquisa e desenvolvimento. O objetivo é descobrir e desenvolver novos modos de ação para o controle do Bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis) através de transgenia.

A parceria vai unir a plataforma de sucesso Genesis da AgBiome com o germoplasma e Programa de Melhoramento de Algodão da TMG para fornecer soluções genéticas aos agricultores em todo o mundo. Com a adoção dessas futuras tecnologias, o número de aplicações de inseticidas para o controle do bicudo pode ser reduzido, impactando muito menos o meio ambiente e, ainda, pode aumentar significativamente a rentabilidade do produtor rural.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de algodão e o segundo maior exportador da fibra, com a TMG presente em 38% das lavouras de algodão do cerrado brasileiro na safra 2019/20. No Brasil e mercados adjacentes, o controle químico é hoje uma das principais formas de manejo do bicudo-do-algodoeiro nas lavouras.

“Nos Estados Unidos, a erradicação do bicudo tem sido bastante bem-sucedida. Internacionalmente e em países como o Brasil, a praga persiste e só é controlada com múltiplas aplicações de produtos químicos. Estamos entusiasmados para começar nosso trabalho com a TMG e esperamos descobrir novas soluções que são tão eficazes quanto as existentes hoje”, destaca Dan Tomso, diretor de Negócios da AgBiome.

Para Francisco Soares, diretor presidente da TMG, a parceria é promissora. “Os recursos e capacidades complementares que a TMG e a AgBiome trazem para esta parceria fornecerão inovações fundamentais para o sucesso futuro dos produtores de algodão”, completa.

Tracy Raines, diretora de Inovação da AgBiome, pontua que parcerias globais são importantes para a missão da empresa de fornecer soluções de proteção de cultivos e aos agricultores em todo o mundo. “Esta colaboração alavanca os pontos fortes de ambas as organizações para desenvolver uma solução para mitigar um problema tão devastador para os produtores de algodão”.

Alexandre Garcia, gerente de Pesquisa da TMG, pontua que a companhia tem uma longa história de fornecimento de soluções genéticas que, ao longo dos anos, vem contribuindo para a demanda mundial por alimentos e fibras de forma sustentável. “Esta nova iniciativa de pesquisa está perfeitamente alinhada com nossa estratégia e mostra o compromisso que ambas as empresas têm em trazer as melhores alternativas para os produtores.”

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta