Pavimentação da BR-163 reduz custo do frete pelos portos do Arco Norte, aponta Conab

Os custos do frete rodoviário entre Mato Grosso e o Porto de Miritituba, no Pará, tiveram redução de até 11%. É o que mostra o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quinta-feira 28. Segundo o estudo, a queda é reflexo do fim das obras de pavimentação da BR-163 e representa um estímulo ao escoamento por esse corredor.
A melhoria também se refletiu nas exportações de Mato Grosso e permitiu um aumento percentual significativo em 2020, em relação aos portos tradicionais de Santos/SP e Paranaguá/PR.
“O crescimento da participação dos portos no Arco Norte é uma realidade. Essas rotas não podem mais ser tratadas como alternativas, mas como solução para o escoamento da crescente produção agrícola do Brasil”, afirma o superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth.
Conforme Guth, o menor custo dos fretes, a partir das melhorias na infraestrutura, influencia diretamente no aumento de embarques dos produtos agrícolas, principalmente milho e soja, pelos portos do Arco Norte.
“Enquanto os produtores do cereal e da oleaginosa em Mato Grosso observavam preços de escoamento menores em setembro para os portos de Santarém/PA, Porto Velho/RO e Itaqui/MA, além de Miritibuna, o trajeto para o Porto de Santos teve acréscimo de 3%, quando comparado com os valores praticados no mesmo mês do ano passado.”
Cenário atual de preços
Com o período da entressafra em Mato Grosso, as cotações de frete começaram a cair em setembro no estado. No entanto, mesmo com a queda, os valores se encontram em patamares mais elevados que no ano anterior em determinadas rotas. Esse arrefecimento controlado deve-se à movimentação ainda existente para o escoamento de milho e soja no estado.
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