Estados Unidos enviam navio com 38 mil toneladas de soja para o Brasil

Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

Da Reuters

Um terminal de exportação de grãos dos Estados Unidos, perto de Baton Rouge, em Louisiana, embarcou nessa segunda-feira 2 cerca de 38 mil toneladas de soja em um navio graneleiro para envio ao Brasil, mostraram dados da agência portuária local.

O pouco usual embarque dos EUA, segundo maior exportador global de soja, para o Brasil, principal fornecedor da oleaginosa, vem em momento em que o país sul-americano lida com uma alta nos preços dos alimentos.

O navio Discoverer chegou ao terminal portuário Louis Dreyfus Port Allen, em Louisiana, ao longo do Rio Mississippi, na manhã de segunda-feira, segundo dados do Refinitiv Eikon.

O Discoverer é um navio que pode carregar cerca de metade da carga dos grandes Panamax, que são usados para levar embarques de entre 60 mil e 70 mil toneladas de uma única vez para grandes importadores como a China.

A Louis Dreyfus não respondeu de imediato a um e-mail pedindo comentários.

O presidente Jair Bolsonaro disse na semana passada que o Brasil estava importando soja e arroz importados.

O Brasil suspendeu no mês passado, de maneira temporária, as tarifas sobre importações de milho, soja e produtos de soja de fora do Mercosul, em uma tentativa de conter a inflação.

Meses de exportações recorde de soja do Brasil para a China neste ano reduziram a oferta doméstica do grão, e uma oferta significativa da próxima safra não chegará antes de janeiro.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta