Abiove estima safra de soja de 2021 em 132,6 milhões de toneladas

Foto: Monica Marli/Ag. IBGE Notícias

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) prevê um crescimento de 4,7% na produção de brasileira de soja em 2021, chegando a 132,6 milhões de toneladas de soja. O volume é maior do que as 131,7 milhões de t previstas pela entidade em outubro

Ainda de acordo com a Abiove, as exportações do próximo ano devem somar 83,5 milhões de toneladas, crescimento de 0,29% em relação a 2018, último recorde dos embarques da oleaginosa.

A expectativa, assinala a entidade, também é de continuidade no aquecimento da demanda nacional por farelo e pelo óleo de soja, estimulando a atividade industrial do setor, que responderá com processamento recorde, totalizando 45,8 milhões de toneladas. A produção total de farelo está prevista em 34,9 milhões de toneladas e a de óleo de soja em 9,2 milhões de t.

“A demanda crescente pelos produtos do complexo soja tem resultado em crescimento anual do processamento, estimulando a industrialização do grão e a agregação de valor. Em 2021 este cenário não será diferente, a indústria de oleaginosas seguirá firme para atender a demanda gerada pela retomada do consumo interno do farelo, óleo e do biodiesel”, diz Daniel Furlan Amaral, economista-chefe da Abiove.

Na avaliação da Abiove, todos esses fatores consolidam o complexo soja brasileiro como um vetor de crescimento da economia, com geração de empregos e abastecimento com produtos de qualidade e a preços competitivos.

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta