Abramilho: Com Biden, Brasil e EUA devem ter relação menos politizada no agro

Cesário Ramalho, presidente institucional da Abramilho – Divulgação

A agenda ambiental e um comércio internacional menos politizado devem ganhar força na gestão do democrata Joe Biden na presidência dos Estados Unidos, avalia o presidente institucional da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Cesario Ramalho da Silva.

Abramilho é uma das primeiras entidades do agronegócio brasileiro a se manifestar sobre a eleição de Biden, que derrotou o republicano Donald Tump, candidato à reeleição, de acordo com projeções de agências internacionais de notícias e dos principais veículos da mídia norte-americana.

Segundo Ramalho, o agronegócio brasileiro não tem o que temer em ambas as áreas. “Temos um ativo ambiental robusto tanto de proteção quanto de boas práticas agrícolas, sem contar que temos a mais ambiciosa legislação, o Código Florestal. Não nos falta regulação, mas, sim, a aplicação da lei, bem como uma melhor comunicação que possa reverberar internacionalmente a sustentabilidade do nosso agro.”

Quanto ao comércio internacional, o presidente institucional da Abramilho observa que a expectativa com Biden é de negociações mais pautadas pelas regras de mercado, menos instáveis e com menos traços ideológicos. “Na teoria, isso nos é favorável porque nosso agronegócio é absolutamente competitivo, de ponta, ao gerar volume, qualidade e diversidade a preços equilibrados.”

Conforme Ramalho, Biden deve colocar novamente os EUA no Acordo de Paris. “E aguardamos também um resgate da importância do multilateralismo comercial por meio de uma revalorização da Organização Mundial do Comércio (OMC).”

Como prioridade das relações comerciais do agronegócio entre Brasil-EUA, o presidente institucional da Abramilho vê a necessidade de reciprocidade de Washington para produtos do setor sucroenergético brasileiro, já que a prorrogação da isenção para importação de etanol dos EUA não teve contrapartida similar para as nossas exportações.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta