BNDES reabre crédito para o Moderfrota; Pronaf Tratores também será retomado

Foto: Senar/Divulgacão

Do Broadcast

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reabrirá nesta sexta-feira 13 o sistema para protocolos de novos pedidos de financiamento para o Moderfrota, principal programa de estímulo à aquisição de máquinas e implementos agrícolas do país. O valor disponível será de R$ 740 milhões, conforme anteciparam o chefe do Departamento de Clientes e Relacionamento Institucional do BNDES, Tiago Peroba, e o chefe do Departamento de Canais de Distribuição e Parcerias do banco, Caio Araújo. O montante representa 14% dos R$ 6,2 bilhões alocados para o Moderfrota na safra 2020/21.

O banco enviou ontem (11) às instituições financeiras que operam a linha um comunicado informando sobre a reabertura do sistema, para que novos pedidos de crédito sejam protocolados a partir de sexta, segundo Araújo. “Isso é feito para dar tempo de a informação ser disseminada entre os diversos players e permitir que os bancos se preparem internamente”, explicou ele.

O BNDES havia bloqueado novos pedidos de empréstimos ao programa no dia 30 de outubro, conforme antecipou o Broadcast Agro.

Araújo informou também que o banco está preparando a reabertura do sistema para novos pedidos de crédito para o Pronaf Tratores e Colheitadeiras, linha focada em agricultores familiares. A previsão é de que as contratações sejam retomadas na próxima semana.

As demais linhas que tiveram pedidos de financiamento suspensos ao longo do último mês pelo BNDES – Inovagro, Moderagro, Pronamp Investimento e dos programas ABC e PCA – devem ser reabertas ainda em 2020, de uma só vez, conforme Araújo.

Quanto à possibilidade de reforço dos programas com dinheiro adicional para o momento em que os recursos se esgotarem definitivamente, ambos os chefes de departamento relataram que todas as linhas de investimentos estão “muito demandadas”. “Não vejo, dentro do BNDES, espaço para remanejamento de recursos (de uma linha eventualmente menos procurada para outra mais demandada)”, disse Araújo.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta