Pesca ilegal: Operação apreende 45 toneladas de peixe no Rio Grande do Sul

Foto: BM/Divulgação

O comando Ambiental da Brigada Militar, o Ibama e a Marinha do Brasil apreenderam, durante operação Mar Territorial, 45 toneladas de peixes capturados irregularmente em área proibida, na zona Sul do Rio Grande do Sul.

Três embarcações foram abordadas em alto mar pelos navios patrulha Babitonga e Tritão da Marinha do Brasil, por pescar contrariando as normas vigentes.

Os fiscais verificaram via sistema de monitoramento que as embarcações realizaram atividade de pesca em área não permitida e possuía irregularidades em suas redes de pesca.

As embarcações e o pescado foram apreendidos.

Os mestres foram presos em flagrante e indiciados por crime ambiental. Eles ainda terão que pagar multa administrativa do Ibama.

Os peixes apreendidos foram destinados ao programa Mesa Brasil, do SESC.

Pesca preadatória coloca espécies em perigo de extinção

O monitoramento de praia também foi realizado pelas equipes de fiscalização durante a operação e identificou dois encalhes (encalhe de cetaceos), um na praia do cassino e outra no Albardão, sendo uma Toninha e um filhote de Baleia enrolado em redes de pesca.

Os encalhes geralmente ocorrem na primavera e no verão, principalmente nos meses de novembro e dezembro. Coincidentemente esta é a época de abertura das temporadas de pesca da corvina, pescada e pescadinha. Muitos animais ficam presas nas redes e morrem afogadas, sendo, então, lançadas ao mar, com suas carcaças encalhando na praia”.  Alguns exemplares, apresentando restos de rede enrolados no corpo.

A estimativa anual de mortalidade varia de 73 a 745 animais, a depender do período. Em resumo, podem morrer cerca de 300 toninhas nas praias do Rio Grande do Sul por causa, principalmente, das atividades de pesca.

A operação cojunta do Comando Ambiental da Brigada Militar, Ibama e Marinha do Brasil, beneficiou 125 entidades sociais:

Rio Grande – 27 entidades sociais

Camaquã – 8 entidades sociais

São Lourenço – 1 entidade social

Pelotas – 21 entidades sociais

Santa Maria – 20 entidades sociais

Porto Alegre – 35 entidades sociais

Lajeado – 6 entidades sociais

Bom Retiro do Sul – 2 entidades sociais

Santa Cruz – 2 entidades sociais

Cruzeiro do Sul – 2 entidades sociais

Venâncio Aires – 1 entidade social

*Com informações da BM

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta