Plantio de soja no país alcança 70% em uma semana, diz AgRural

Foto: Carlos Lasaro/Embrapa

Do Broadcast

O plantio da safra de soja 2020/21 teve novo salto de 14 pontos porcentuais na semana passada, alcançando 70% da área estimada para o Brasil na quinta-feira 12, em comparação com 56% uma semana antes e 69% na média de cinco anos, de acordo com levantamento da AgRural divulgado nesta segunda-feira 16.

“Apesar do registro de pancadas de chuvas em vários pontos do país, os volumes seguem abaixo do ideal em regiões que vêm sofrendo com a falta de umidade desde o início do plantio”, informa a AgRural, em comunicado. Segundo a consultoria, as regiões que concentram as preocupações por causa do tempo seco são em Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, os três maiores produtores.

Conforme a consultoria, muitas áreas foram ou serão replantadas após a falta de umidade ter provocado problemas de germinação. Até o momento, a extensão ultrapassa 300 mil hectares no país, com destaque para Mato Grosso.

Milho

O plantio da primeira safra de milho da temporada 2020/21, o milho verão, atingiu 82% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil na quinta-feira passada, ante 68% uma semana antes e 70%% na média de cinco anos, estima a AgRural.

Nos três estados da região Sul, os trabalhos estão encerrados, e, de acordo com a consultoria, concentram-se em Minas Gerais, São Paulo e Goiás. No entanto, a irregularidade de chuvas vem agravando problemas para o milho verão no Sul do país.

“Apesar do registro de chuvas esparsas, o tempo segue predominantemente seco no Sul, com perdas consolidadas nas áreas mais afetadas pela estiagem no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina”, afirma a Agrural, acrescentando que fará novos cortes na projeção de produtividade dos dois Estados em revisão da safra de milho verão que será divulgada na próxima semana.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta