Plantio de soja no RS avança 4 pontos porcentuais e atinge 35% da área

Do Broadcast

O plantio da safra de soja 2020/21 do Rio Grande do Sul atingiu 35% da área prevista, avanço semanal de 4 pontos porcentuais, informou a Emater/RS-Ascar, em levantamento.

O RS teve uma semana com predomínio de tempo seco, mas ocorreram avanços em áreas favorecidas pela presença de chuvas esparsas que recompuseram a umidade dos solos, segundo a Emater. Há atraso ante igual período do ano passado, quando 45% da área havia sido plantada.

No caso do milho, o plantio alcançou 80% da área no Estado, ante 78% na semana anterior e 82% em igual período de 2019. “O tempo seco que predomina na maioria das regiões do Estado segue dificultando o avanço dos plantios e afeta o desenvolvimento do milho”, disse a Emater. No RS, já há 490 comunicações de ocorrência de perdas para cobertura do Proagro.

Ainda segundo a Emater, o plantio do arroz estava 94% concluído, avanço de 4 pontos porcentuais em uma semana. Os trabalhos estão adiantados ante igual período de 2019, quando 70% da área havia sido plantada. O clima seco, com registro apenas de chuvas esparsas e de baixos volumes em algumas regiões, favoreceu o avanço da colheita do trigo, que alcança 97% da área cultivada, ante 95% na semana anterior. Em igual período de 2019, 92% da colheita estava finalizada.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta