Incra: Cadastro de imóveis rurais já pode ser feito via internet

Os proprietários de imóveis rurais – pessoa física ou jurídica – já poderão fazer a inclusão cadastral da propriedade no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do Incra por meio da internet. A novidade está disponível ao público partir desta sexta-feira 6. A nova ferramenta vai facilitar e simplificar a vida dos produtores rurais, que antes precisavam se deslocar até uma unidade de atendimento da autarquia para realizar a inclusão cadastral de sua área.

Os dados da propriedade rural não cadastrada no SNCR podem ser inseridos no sistema por meio da Declaração para Cadastro Rural (DCR), disponível no portal do Incra. Esta opção é uma nova funcionalidade da DCR, que era utilizada para alterar as informações dos imóveis já cadastrados.

Com a mudança podem ser realizadas as seguintes atualizações via internet: inclusão de imóvel rural novo e alterações por aquisição de área total, por mudança de condomínio, por exploração, por desmembramento, por remembramento, por anexação de área não cadastrada, por retificação de área, por alteração de dados pessoais e outras como unificação de matrículas e mudança do tipo de situação jurídica.

Todos os imóveis rurais devem ser cadastrados junto ao Incra. Quem não fizer não conseguirá obter o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), documento indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda e para homologação de partilha amigável ou judicial “sucessão causa mortis”. Da mesma forma, o cadastro deve ser atualizado sempre que ocorrerem alterações como mudança de área, de titularidade, de exploração e de situação jurídica.

O coordenador-geral de Cadastro Rural do Incra, Celso Menezes de Souza, disse que a nova ferramenta representa uma evolução do SNCR com vistas a beneficiar os detentores de imóveis rurais. “Agora, tanto a inclusão quanto a alteração cadastral podem ser feitas pela internet. É uma inovação que vai facilitar a atualização cadastral de vários imóveis rurais no país, contribuindo com a segurança dos negócios efetuados no campo.”

O preenchimento do cadastro será por meio do CPF ou CNPJ no endereço https://sncr.serpro.gov.br/dcr . A partir da informação digitada pelo usuário, o sistema verificará em qual situação o imóvel se encontra no SNCR e indicará quais procedimentos deverão ser seguidos para completar o acesso à DCR.

Importante destacar que, por ter conexão direta com os dados do CPF ou CNPJ cadastrados na Receita Federal, quem não estiver em situação regular perante o fisco não conseguirá fazer o registro.

A Coordenação-Geral de Cadastro Rural elaborou manual com orientações para os usuários acessarem a declaração eletrônica, com informações sobre o preenchimento dos dados na declaração.

Do Incra

 

 

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

8 comentários em “Incra: Cadastro de imóveis rurais já pode ser feito via internet

  • 7 de novembro de 2020 em 08:32
    Permalink

    Olá! Tenho um terreno de 940 m em um loteamento que antes era uma chácara de 22 mil m, localizado no INCRA 7 de Ceilândia = DF posso também me cadastrar?
    Até. Tarcísio

    Resposta
    • 7 de novembro de 2020 em 17:10
      Permalink

      Tarcísio, o Incra poderá lhe informar

      Resposta
      • 7 de novembro de 2020 em 18:22
        Permalink

        Boa noite muito importante essa notícia.

    • 8 de novembro de 2020 em 16:56
      Permalink

      Vai facilitar a vida de muitos produtores rurais a terem aceso a sua legalização ou atualização cadastral

      Resposta
  • 7 de novembro de 2020 em 22:23
    Permalink

    E nós da reforma agrária tem direito do título da terra? Estamos precisando do nosso documento?

    Resposta
    • 9 de novembro de 2020 em 09:35
      Permalink

      Eu penso que é muito bom. Mas esqueceram daqueles produtores do interior do país. Que é do tempo das antigas, não tem noção de uma informatização. Porque, já que o sr. Presidente do incra teve está posição eficiente quanto a burocracia de fazer a papelada toda. Poderia ir até aqueles pequenininhos do interior e fazer a tal regularização. Pois tem viaturas de sóbra e funcionários também. Falei.

      Resposta
      • 10 de novembro de 2020 em 01:57
        Permalink

        – Parabéns pelo compartilhamento do Juarez P. Melo. LEMBRAR DOS “PEQUENINOS” do campo… que nada entendem dessa burocracia toda.👏👏👏👏👏👏👏👏

  • 10 de novembro de 2020 em 10:18
    Permalink

    Como fazer pra cadastrar uma associação como 962.625hamariapires

    Resposta

Deixe uma resposta