Senar-MT oferece capacitação para apoiar manejo sustentável do cultivo de soja

Foto: Senar-MT/Divulgação

Mato Grosso é o maior produtor de soja na safra 2019/2020. Segundo o levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado produziu cerca de 35,885 milhões de toneladas até setembro deste ano. Acompanhando a produção extensa, há também a preocupação com o manejo do cultivo. Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) disponibiliza em seu portfólio diversos treinamentos voltados para a cultura da soja. Os cursos compreendem setores como alimentação, pós-colheita, armazenamento, manejo e tratos culturais.

Com carga horária de 40 horas, o treinamento de manejo integrado de pragas da soja no sistema de plantio direto tem o objetivo de ensinar os participantes a realizar o manejo integrado de pragas e doenças na cultura da soja. Em sua programação, os participantes aprendem a fazer o controle cultural, realizar o controle químico, utilizar a rotação de culturas e preservar os inimigos naturais.

Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Dimitry Bulary, o treinamento é uma forma sustentável de controle de pragas. “O manejo integrado é um conjunto de técnicas e práticas utilizado para combater pragas nas lavouras de forma não prejudicial ao meio ambiente. Geralmente as ferramentas utilizadas são agentes biológicos, produtos químicos, plantas iscas, sempre de forma planejada e harmoniosa”.

O instrutor acrescenta que as técnicas são importantes para além do controle de pragas e doenças, mas também para rentabilidade da produção. “Utilizando de forma adequada e no momento certo as técnicas de manejo o produtor rural pode produzir mais e diminuir o impacto ambiental”.

Estudante de graduação do curso de agronegócio, David Clarindo da Silva, procurou o treinamento de manejo integrado de pragas da soja no sistema de plantio direto, demandado pelo Sindicato Rural do município de Sinop, para complementar o que aprende na teoria. “Grande parte dos treinamentos do Senar-MT são bastante práticos. É uma complementação muito necessária”.

David relata ainda o conhecimento que adquiriu ao longo do curso. “Aprendi como fazer o manejo do cultivo da soja, quais as técnicas e ferramentas necessárias e que inclusive podem ser utilizadas para retardar o uso de químicos”.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: