Senar-MT capacita mais de 100 agentes de segurança pública para operar drones

Mais de 100 agentes de segurança pública foram capacitados para operar aeronaves remotamente tripuladas – asa rotativa – em 2020, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

Em nota, o Senar-MT destaca que a parceria entre os órgãos fortalece as ações de segurança, principalmente no interior do estado – entre elas, o patrulhamento rural.

Em Sapezal, foram concluídas duas turmas no segundo semestre. Segundo o presidente do sindicato rural local, Cleto Weber, o objetivo é fornecer uma nova ferramenta para a atuação das forças policiais. “O drone chega em locais que, às vezes, a viatura não consegue e realiza um trabalho preventivo para conter atitudes suspeitas.”

Além de profissionais de Sapezal, também participaram policiais de Tangará da Serra e Barra do Bugres, totalizando 23 agentes. Segundo o Comandante da 6ª Companhia da Polícia Militar de Sapezal, primeiro-tenente Gabriel Dijan Schneing, o equipamento auxiliará tanto na zona urbana quanto em mapeamento de áreas no campo.

“A economia da cidade é voltada à produção agrícola e com o drone podemos mapear melhor as fazendas da região e traçar rotas para realizarmos atendimentos de forma mais rápida, quando necessário”, diz Dijan.

Instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Marion Dantas destaca que há um índice elevado de roubos e furtos de defensivos agrícolas e a ferramenta pode inibir os crimes. “Ela aumenta o monitoramento das propriedades rurais e auxilia no combate ao roubo de produtos dentro das propriedades”.

Conforme o instrutor, além da operação das aeronaves, os militares também aprendem sobre a legislação. “Os militares podem utilizar a ferramenta de forma diferente de pessoas civis. Esse conhecimento também ajuda a reconhecer quando o equipamento está sendo utilizado de forma ilegal”.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: