Justiça de MG manda fabricante indenizar pecuarista por ração adulterada

Reprodução: YouTube

A 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve, por constatar vício de produto, sentença que condenou uma fabricante de ração animal a indenizar um produtor rural por vender alimento fora das especificações, informe o site Conjur.

UTILIDADADE PÚBLICA:  CLIQUE AQUI para fazer a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo vai até a próxima quinta-feira, dia 31 de dezembro.

Segundo o Conjur, o pecuarista contou que comprou a ração por vários meses e depois de um certo tempo percebeu que a qualidade do alimento não era a mesma indicada na descrição.

Ainda conforme o site, o produtor relatou que componentes estariam sendo adulterados, como a proteína bruta, que seria 5% menor do que o previsto. Por isso, seu gado estaria sendo prejudicado por não engordar.

UTILIDADADE PÚBLICA: CLIQUE AQUI para saber tudo sobre o plano safra 2020/21: Programas, linhas de crédito, limites de financiamento, juros, prazos de pagamento etc.

A 20ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte determinou à fornecedora o pagamento de R$ 15 mil por danos materiais, além da restituição dos valores pagos pelo cliente.

A empresa recorreu, apontando que havia feito todos os esforços para entregar um produto de boa qualidade, razão pela qual a relação comercial durou quase dois anos. Também ressaltou que a ração é apenas parte da dieta do gado, que também é composta por água, pasto, feno, silagem etc.

De acordo com o relator do processo no TJ-MG, juiz convocado Renan Chaves Carreira Machado, “a prova pericial revela se tratar de produto fora da especificação vendida configura vício de produto e enseja para o produtor a obrigação de restituir ao consumidor adquirente o preço pago”. Destacou ainda sofrimento do produtor em ver seus animais com desenvolvimento insatisfatório e por isso manteve os valores da indenização.

Clique no link abaixo para ler a decisão do TJMG:

decisao tjmg produtor racao

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: