Luiz Carlos Bergamaschi é o novo presidente da Abapa

Foto: Abapa/Divulgação

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) tem novo presidente. O produtor Luiz Carlos Bergamaschi assumiu o cargo no dia 1º de janeiro para o biênio 2021/22. Ele substituiu Júlio Cézar Busato, que desempenhou a função nos últimos quatro anos e passou a ocupar a presidência da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

UTILIDADE PÚBLICA: Produtor, CLIQUE AQUI para saber como se inscrever no CAR e garantir acesso ao crédito agrícola e ao seguro rural

Tradicional produtor da região do Rosário, na divisa entre a Bahia e Goiás, Bergamaschi esteve juntamente com Busato na diretoria da Abapa, atuando como vice-presidente da entidade. Ocorrida durante assembleia no final de outubro, a definição da nova diretoria se deu por consenso entre os produtores associados.

O novo presidente da Abapa assume em um momento de plantio, quando os produtores baianos devem semear uma área de 264.614 mil hectares, mantendo o estado como o segundo maior produtor de algodão brasileiro.

“A Bahia vem colhendo boas safras nos últimos anos e, embora haja uma diminuição na área plantada, a expectativa é de uma excelente safra”, afirma Bergamaschi.

Ele acredita ser de fundamental importância para o desenvolvimento da cotonicultura baiana os projetos desenvolvidos pela Abapa, “frutos da organização, seriedade e ética do trabalho das diretorias que passaram pela entidade”.

Ao lado de Bergamaschi, os produtores rurais Alessandra Zanotto Costa e Paulo Almeida Schmidt continuam na diretoria, como 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente. Patrícia Morinaga e Paulo Mizote assumem as funções de 1º e 2 º secretários; e Vitor Yuri Dourado Horita e Douglas Orth, fecham a composição do conselho diretor como 1º e 2º tesoureiros. Para o conselho fiscal, foram eleitos os seguintes membros: João Carlos Jacobsen Rodrigues Filho, Miguel da Cunha Gonçalves Prado, Augusto José Montani, Celito Eduardo Breda, Josué Grah e Suzane Mari Piana.

As ações estratégicas da Abapa contemplam os seguintes programas: fitossanitário, centro de treinamento, centro de análise de fibras, patrulha mecanizada, Algodão Brasileiro Responsável (ABR), sustentabilidade e marketing institucional.

A entidade também promove ações de apoio aos pequenos produtores e de responsabilidade socioambiental, como a recuperação de nascentes. Além disso, destinou recentemente R$ 1,5 milhão para enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Diretoria eleita Abapa Biênio 2021/22

Conselho Diretor

Presidente: Luiz Carlos Bergamaschi

1ª Vice-presidente: Alessandra Zanotto Costa

2º Vice-presidente: Paulo Almeida Schmidt

1ª Secretária: Patrícia Kyoko Portolese Morinaga

2º Secretário: Paulo Massayoshi Mizote

1º Tesoureiro: Vitor Yuki Dourado Horita

2º Tesoureiro: Douglas Orth

Conselho Fiscal

1º Titular: João Carlos Jacobsen Rodrigues Filho

2º Titular: Miguel da Cunha Gonçalves Prado

3º Titular: Augusto José Montani

1º Suplente: Celito Eduardo Breda

2º Suplente: Josué Grah

3ª Suplente: Suzane Mari Piana

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: