Arroz: Incerteza sobre demanda em 2021 limita investimentos

Foto: Divulgação

Mesmo com a maior rentabilidade em 2019/20, a área da safra brasileira de arroz em 2020/21 não teve reação expressiva, tendo em vista que muitos produtores não dispunham de capital para elevar com força os investimentos operacionais.

UTILIDADE PÚBLICA: Produtor, CLIQUE AQUI para saber como se inscrever no CAR e garantir acesso ao crédito agrícola e ao seguro rural

Além disso, incertezas sobre a dinâmica da demanda em 2021 também impediram maiores investimentos. Pesquisadores do Cepea ressaltam que a procura doméstica já mostrou sinais de arrefecimento no final de 2020, caminhando para um ritmo normal de consumo, após o forte aquecimento verificado durante o ano.

Segundo dados do Irga, o beneficiamento e a saída de arroz no Rio Grande do Sul, que, até agosto/20 chegaram a ser quase 30% superiores ao mesmo mês de 2019, em novembro/20, estavam apenas 16,2% acima de novembro/19.

Dados da Conab divulgados em dezembro/20 indicam que a oferta de arroz em casca da safra 2020/21 poderá ter queda de 2,1% sobre a anterior, para 10,94 milhões de toneladas.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: