Bolsonaro chama Macron de mentiroso e oferece ajuda para reflorestar a França
Da redação AGROemDIA
O presidente Jair Bolsonaro respondeu, em sua live nesta quinta-feira 14, à fala do presidente da França, Emmanuel Macron, que associou a soja brasileira ao desmatamento na Amazônia e sugeriu que a oleaginosa não fosse mais comprada pelos franceses. Bolsonaro disse que Macron mente e reforça a campanha internacional contra o Brasil. Enfatizou também que a França não preserva suas matas ciliares e florestas e afirmou que o Brasil está disposto a ajudá-la a reflorestar o seu território.
“Vamos dar mudas de árvores para você replantar aí. Quer reflorestar o seu país? Estamos à disposição para colaborar nesse sentido. Nós temos mudas para isso daí”, disse Bolsonaro, ao reagir às declarações feitas por Macron, via Twitter, na última terça-feira 12.
“Pelo amor de Deus, seu Macron: ‘Não compre soja do Brasil porque assim você não desmata a Amazônia. Compre soja da França’. A França produz de soja 20% do que a cidade de Sorriso produz aqui em Mato Grosso. Seu Macron, você não conhece nem o seu país e fica dando pitaco aqui no Brasil. Esse é a politicalha deles”, disse Bolsonaro.
O presidente brasileiro também assinalou que a França não é um exemplo de preservação ambiental. “Vá procurar um palmo da mata ciliar na França? Vá procurar uma floresta [na França]? Quanto de floresta tem a França? Eles falam tanto em reflorestamento, em dar dinheiro para nós. Dar dinheiro para nós não. Nós vamos dar mudas de árvores para você [Macron] replantar aí. Agora, fica o tempo todo mentindo, pregando contra o Brasil.”