Covid-19: Deputado quer prioridade na vacinação para a agroindústria

Deputado Evair de Melo – Foto: Câmara dos Deputados

O deputado federal Evair Melo (PP-ES), vice-líder do governo na Câmara, enviou ofício ao Ministério da Saúde com pedido de inclusão dos trabalhadores do setor de plantas agroindustriais, de frigoríficos, de processadoras de alimentos, de laticínios e das centrais de abastecimento (CEASA) no grupo prioritário para a vacinação contra a covid-19.

O parlamentar enfatizou a forte atuação do agronegócio neste período de pandemia, ao justificar o pedido. “Os trabalhadores desse setor continuaram prestando um grande serviço ao nosso país. Esses profissionais precisam ter o suporte do governo federal, neste momento de vacinação, como grupo prioritário. Garantindo a segurança e as condições que eles precisam, asseguramos a continuidade da produção de alimentos para todos nós.”

O agronegócio é um dos motores da economia brasileira — corresponde a mais de 22% do PIB — e foi um dos únicos setores que continuou apresentando crescimento em meio à crise atual. A agroindústria tem papel central na geração de riqueza do setor.

“Quando falamos em agroindústria, as fronteiras entre o campo e as fábricas deixam de existir e as relações comerciais são transformadas. Isso porque esse conceito compreende os processos de transformação e beneficiamento dos produtos agropecuários no próprio espaço rural”, disse Evair de Melo.

“Considerando a relevância do setor para a sociedade brasileira, pois ele é um dos principais responsáveis por fornecer grande parte dos alimentos que estão nas prateleiras dos supermercados e nas nossas mesas, é que entendemos ser fundamental cuidar de quem cuida de nós. E, nesse momento, consideramos que estes trabalhadores são prestadores de serviços essenciais para o desenvolvimento do país e merecem ser incluídos no grupo prioritário na campanha de vacinação do Ministério da Saúde (MS) contra a covid-19”, reforçou o deputado no ofício do Ministério da Saúde.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: