CMN deve votar nesta quinta-feira medida de apoio ao setor de leite

Da redação//AGROemDIA

O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve votar nesta quinta-feira (25) medida de apoio ao setor de leite. Foi o que disse o secretário de Política Agrícola do Ministério da Economia, Rogério Boueri, durante reunião, nessa terça-feira (23), com o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) e o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), Eugênio Zanetti. No entanto, Boueri não adiantou qual o teor da medida que será apreciada pelo CMN, visando atenuar a crise enfrentada pela cadeia leiteira em consequência dos altos custos de produção e da queda do preço do produto ao produtor.

Em nota, o deputado Schuch informou apenas que o secretário de Política Agrícola do Ministério da Economia se comprometeu em encaminhar ao CMN medida para apoiar os produtores de leite. O vice-presidente da Fetag-RS acrescentou: “A medida para os produtores de leite é outra questão urgente, que deverá ser anunciada ainda esta semana.”

A base produtora da cadeia leiteira, parlamentares que atuam em defesa da agropecuária e entidades representativas do setor rural, como Abraleite e a Fetag-RS, entre outras, defendem alguma medida para conter as importações de lácteos, especialmente as do Mercosul, que estão causando desequilíbrios no mercado interno.

Além disso, a base produtora quer ainda a redução de impostos sobre insumos e equipamentos e outras medidas para estabelecer uma política sustentável, com renda justa para os pecuaristas, visando frear o crescente abandono da atividade leiteira.

Nesta semana, a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) também propôs a prorrogação do pagamento dos financiamentos destinados à produção de leite e a criação de uma linha de crédito para aquisição de insumos, por meio dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste.

Caso seja criada, a linha de crédito não contemplará os produtores das regiões Sul e Sudeste, onde estão RS, SC, PR, SP e MG, que, junto com a Bahia e Goiás, são os principais estados produtores de leite.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: