Ministro das Relações Exteriores pede demissão

Ernesto Araújo vinha sendo pressionado pelo Congresso a deixar o cargo – Foto: Marcelo Camargo/ABr/EBC

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pediu demissão na manhã deste segunda-feira (29). Nos últimos dias, o Congresso Nacional vinha pressionando o governo para exonerá-lo, sob a alegação de que sua gestão causava problemas com parceiros comerciais do Brasil, como a China, e até no fornecimento de vacinas contra a covid-19 por países detentores de insumos para fabricação do imunizante.  

Segundo o site Poder360, o pedido de demissão foi confirmado por fontes do Palácio do Planalto. Até o momento, entretanto, o governo não anunciou oficialmente a exoneração de Araújo.

“A reportagem apurou que o presidente conversou com Araújo e sugeriu ao diplomata que pedisse para sair, como é praxe nesses casos. A decisão foi avisada aos secretários por mensagem no WhatsApp”, informa o Poder360.

No domingo, Araújo fez críticas, via Twitter, à senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e ex-ministra da Agricultura.

O Senado reagiu negativamente à manifestação do agora ex-ministro, e Kátia Abreu chegou a chamar Araújo de “marginal” ao responder ao seu post no Twitter.

No último sábado (27), antes das críticas de Araújo à senadora, um grupo de ao menos 300 diplomatas do Itamaraty escreveu uma carta manifestando insatisfação com a gestão do ex-ministro.

Clique aqui para ler mais

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: