Manga entra na lista de produtos com bônus no Pronaf em maio

Foto: Cassio Moreira/Codevasf/Divulgação

A manga foi incluída na lista de maio do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPA). Com isso, os produtores de fruta terão desconto nas parcelas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Além da manga, as seguintes culturas têm direito ao bônus em maio: açaí (AC), banana (PB e PE), cará/inhame (ES), castanha-de-caju (PB, PE, PI), juta/malva (AM), maracujá (SC) e uva (SC). Os produtores de maracujá da BA, CE, ES, GO, PE e SE igualmente receberão o benefício neste mês.

No mês passado, houve uma queda na procura por manga e maracujá. Segundo a Conab, isso ocorreu principalmente por causa das medidas mais restritivas de combate ao coronavírus, o que causou a queda no preço destas culturas.

Ao mesmo tempo, muitos estados estão no pico da safra em relação ao maracujá. Por isso, um maior número de estados passou a compor a lista de bonificação deste mês.

Com relação ao mercado da juta/malva no Amazonas (AM) os produtores estão enfrentando dificuldades. Além da fraca demanda, houve a necessidade de colheita precoce em razão da cheia do rio, o que prejudicou muito a qualidade da fibra.

Os menores preços da uva em Santa Catarina (SC) também se devem à baixa qualidade da fruta entregue pelo produtor, com menor teor de açúcar.

O PGPAF contempla os produtos cujos preços ficaram abaixo da média de mercado. O benefício para essas culturas incluídas no programa neste mês entrou em vigor nesta segunda-feira (10) e vai até 9 de junho.

Clique aqui e confira a lista completa do bônus publicada no Diário Oficial.

Com informações da Conab

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: