Auditora do Mapa é suspeita de crimes sanitários em frigorífico em SP

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (31) a Operação Inopino, que investiga crimes sanitários, corrupção, estelionato e falsidade documental praticados por organização criminosa envolvendo um frigorífico, no município de Presidente Prudente (SP). Segundo a PF, uma auditora fiscal federal agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é suspeita de participação no esquema.

Cerca de 50 policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão, nas cidades de Presidente Prudente, Presidente Epitácio (SP) e Rancharia (SP).

Conforme as provas colhidas desde 2018, a auditora fiscal federal agropecuária do Mapa teria recebido valores e vantagens para facilitar a comercialização de carnes em desacordo com as normas do setor.

A investigação encontrou “fortes indícios de que a servidora pública e prepostos da empresa investigada trocavam embalagens, de forma a adulterar datas de vencimento, além de modificarem romaneios e relatórios de pesagem”, informa a PF em nota.

Os crimes investigados são a suposta prática de corrupção ativa (artigo 333 do CP), corrupção passiva (artigo 317, § 2.º, do CP), prevaricação (artigo 319 do CP), falsidade documental (artigos 294 e 304 do CP), crime sanitário (artigo 272 do CP) e estelionato (artigo 171 do CP) e organização criminosa (artigo 1.º, § 1.º, c/c artigo 2.º, § 5.º, todos da Lei 12.850/2013).

No fim da tarde desta segunda-feira, a assessoria de imprensa do Mapa informou ao AGROemDIA que ainda não foi notificado oficialmente sobre a operação da PF, em Presidente Prudente, que investiga suposto atos ilícitos praticados por uma servidora que atua na fiscalização de um estabelecimento.

“No entanto, cautelarmente, a servidora foi afastada de suas funções até que seja realizada auditoria por uma equipe especializada. O Mapa segue em busca de informações mais detalhadas da Polícia Federal”, diz a assessoria de imprensa.

*Com informações da PF

**Matéria atualizada às 18h19 para acréscimos de informações

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: