Brasil exporta quase 800 mil t de frango halal nos primeiros cinco meses do ano

Foto: APPA/Divulgação

As exportações de frango para os países árabes continuam em alta. Nos primeiros cinco meses deste ano, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil exportou quase 800 mil toneladas de frango halal para países árabes com origem muçulmana. Mesmo com o embargo da Árabia Saudita, ainda de acordo com a ABPA, os embarques do Brasil para aquele país cresceram 57% em maio em relação ao mesmo período de 2020.

De janeiro a maio, conforme a ABPA, as exportações de frango halal somaram 786.976 mil toneladas. Os principais importadores foram a Arábia Saudita, com 206.926 t; Emirados Árabes (117.138 t); Iemen (48.885 t), Líbia (39.127 t) e Kuwait (36.086 t).

O total de frango halal exportado pelo Brasil representa, em média, 40% dos embarques de carne de frango (in natura e processados).

Só em maio deste ano, foram exportadas 165.480 t de frango halal: 47.136 t para Arábia Saudita, 25.880 t para os Emirados Árabes e 9.889 t para Iemen.

Mercado promissor

“O mundo árabe tem uma grande importância para economia brasileira. É um mercado extremamente promissor e precisamos estreitar cada vez mais as relações bilaterais para que esse mercado se desenvolva com todo o potencial disponível. Precisamos de uma agenda positiva e traçar novas estratégias de cooperação para continuar com nossas exportações. Não podemos perder nosso foco. É importante manter nossa resiliência e continuar com controles sanitários rígidos, buscar e ampliar as oportunidades de negócio”, ressalta gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal, Omar Chahine.

O halal está em tudo que o muçulmano consome, desde cosméticos, fármacos, alimentos, entre outros. “Porém, a certificação não é destinada somente aos muçulmanos, mas para qualquer comunidade que queira um produto de qualidade com boas práticas de fabricação”, assinala Omar.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: