Oeste da BA: Grupo Gorgen é o campeão Norte/Nordeste de produtividade da soja

Foto: Abapa/Divulgação

Com a marca de 113,26 sacas de soja por hectare, o Grupo Gorgen, representado pelo sojicultor e cotonicultor João Antonio Gorgen, é o campeão Norte/Nordeste do 13º Desafio Nacional de Máxima Produtividade, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB).

O Grupo Gorgen já é um veterano do concurso. Das quatro vezes em que se candidatou ao prêmio, ganhou duas. Neste ano, além de vencer na categoria regional/estadual, ficou na nona posição como maior produtividade do ranking nacional, entre os seis mil inscritos de todo o país.

Os Gorgen produzem na Fazenda Cabreuva e Paz, no município de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. O grupo cultiva cerca de 5 mil hectares de soja, em regime de sequeiro, e a produtividade média é de 81,7 sacas por hectare. O algodão, por sua vez, ocupa 3,5 mil ha na matriz produtiva, com produtividade de 340 arrobas por hectare.

“O prêmio é um grande incentivo para as nossas equipes e um balizador do nosso trabalho, que passa por buscar sempre o melhor”, afirma João Gorgen. Segundo ele, alcançar a `’máxima produtividade” não tem segredo, mas é necessário cumprir muito bem cada etapa da produção. “É preciso chegar a um bom equilíbrio de solo, trabalhar o manejo de rotação de culturas, fazer todos os tratos culturais e decidir pelos melhores insumos. No mais, é esperar que Deus nos abençoe com boas chuvas – nem mais, nem menos”, ensina o campeão.

Para o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, a vitória do Grupo Gorgen é uma grande alegria para o agro do oeste da Bahia. “Todo produtor de algodão no cerrado brasileiro é, necessariamente, um produtor de soja.” O Grupo Gorgen, acrescentou, trabalha com muito cuidado, buscando melhor o rendimento da produção a cada safra da oleaginosa. “Nossos parabéns à equipe e à família Gorgen pela conquista.”

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: