Governo define juros do Funcafé em até 7% ao ano; CNC reclama

Silas Brasileiro, presidente do CNC: Cenário macroeconômico impactou no Funcafé – Foto: Agência Brasil

Do Broadcast

O Conselho Nacional do Café (CNC) informou que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou as resoluções 4.912 e 4.913, que estabeleceram o limite de até 7% ao ano para todas as linhas de financiamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), sendo 4% para a realimentação do Fundo e flexibilidade entre 0% e 3% para spread bancário. A entidade defendia juros de até 6%.

Em nota, o presidente da entidade, Silas Brasileiro, disse que o Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) havia aprovado a proposta encaminhada pelo CNC, de fixação do limite de juros em até 6%, sendo 3% de remuneração do Funcafé e até 3% de spread bancário. “No entanto, às vésperas do fechamento do Plano Safra, o Ministério da Economia tomou a decisão arbitrária de elevar a remuneração do Funcafé para 4%, argumentando a necessidade de alinhamento com a taxa básica do crédito rural, que foi estabelecida em 7,5% a.a.”

Silas Brasileiro acrescentou: “Argumentamos exaustivamente que, devido à safra menor, resultado das condições climáticas desfavoráveis ao longo de 2020 e da bienalidade negativa do arábica, não é o momento de os produtores enfrentarem aumento de juros. Mas o cenário macroeconômico influenciou diretamente a definição do patamar básico dos juros do Plano Safra, impactando também o Funcafé.”

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: