Colheita de uva se inicia no município mineiro de Pirapora

Foto: Lucas Sinigaglia/Embrapa/Divulgação

A safra 2021 de uva niagara se iniciou na região de Pirapora (MG) nesta segunda quinzena de junho. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as expectativas quanto à produção são bastante positivas, com previsão de produtividade superior à do ano passado, pelo menos para as primeiras áreas a serem colhidas.

No entanto, agentes estão preocupados com a comercialização da variedade: ainda que as vendas estejam no início, viticultores têm acompanhado as dificuldades de escoamento enfrentadas por outras praças.

Além disso, a concorrência com as uvas do Vale do São Francisco (PE/BA) também tem preocupado os agentes mineiros neste ano, já que, apesar de não ser de niagara, a oferta do Vale pode limitar a demanda pela rústica.

Nos últimos dias, ainda que à procura tenha sido baixa (principalmente devido ao fim do mês), os preços da niagara estiveram satisfatórios e superiores aos das outras praças que estão colhendo a variedade, fechando a semana de 21 a 25 de junho com média de R$ 5,80/kg na região mineira.

Do Cepea

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: