AIBA promove webinar com Alysson Paolinelli para lançar o Hackathon AIBALAB

A Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) promove, nesta quarta—feira (7), das 19h às 20h30, o webinar de lançamento do 1º Hackathon AIBALAB, voltado à busca de soluções para sustentabilidade e inovação na cultura da soja. O evento terá a participação do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, do CEO da Cyklo Agritech, Pompeo Scola, e do vice-presidente Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP), Luiz Antonio Pradella. O Hackathon AIBALAB será transmitido pelo canal da AIBA no Youtube.

O webinar terá três painéis. Alysson Paolinelli, cujo nome foi lançado recentemente para o Prêmio Nobel da Paz por sua contribuição à produção de alimentos, falará sobre o tema “A transformação no campo: como chegamos até aqui?”. Pompeo Scola abordará o tema o “Futuro do Agro: agricultura 4.0 e cases de startups”. Luiz Antônio Pradella fará exposição sobre “Boas Práticas Agrícolas: sustentabilidade e inovação na cadeia produtiva da soja”.

O Hackathon AIBALAB é uma iniciativa do programa AIBALAB, resultado de parceria entre a AIBA e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia Senai Cimatec. Com inscrições abertas até 23 de julho, o Hackathon AIBALAB se estenderá até o fim de outubro. Até lá, ocorrerão três fases: modelagem da solução, prototipação e pitch e pré-aceleração.

De acordo com Enéas Porto, analista ambiental da AIBA, os participantes do Hackathon AIBALAB terão que apresentar soluções os seguintes desafios: eficiência no uso de água, preparo do solo, plantio, acompanhamento da lavoura e planejamento.

O AIBALAB é programa de inovação que busca atrair e desenvolver empreendedores, a fim de que usem a tecnologia para criar soluções acessíveis, sustentáveis e adaptadas à realidade da cadeia da soja no oeste da Bahia.

O programa tem outras duas etapas: Next Gen e AIBA Connect. A primeira visa a aproximar produtores e agentes empreendedores de soluções inovadoras. A segunda será a de submissão de propostas de startups e grupos pré-existentes para as demandas prioritárias do programa.

A aceleração das startups selecionadas será feita pelo Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia Senai Cimatec e pela Cyklo Agritech, que também é parceira da AIBA. O programa AIBALAB é apoiado pelo Land Innovation Fund.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: