AIBA: Fundesis apoia construção de centro educacional em Santa Rita de Cássia

Foto: Divulgação/AIBA

Santa Rita, no oeste baiano, deve ganhar um espaço para atender crianças carentes. Nos próximos meses, a OSC (Organização da Sociedade Civil) Amigos da Mara deve inaugurar suas instalações. As obras estão sendo financiadas pelo Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), resultado de parceria entre a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e o Banco do Nordeste (BNB).

Na última quinta-feira (29), a coordenadora do Fundo do Fundesis, Makena Thomé, visitou o Centro Educacional Mara Júlia. A visita fez parte da vistoria da fase final das obras financiadas pelo edital 2020 do Fundesis, que contemplam a construção de três salas de aula, uma despensa, três banheiros, acabamentos de muro, pintura e forro. A estrutura abrigará a OSC Amigos de Mara, que desenvolve ações sociais voltadas às crianças santarritenses desde 2016.

“Foi muito gratificante mostrar toda a construção e saber que está tudo dentro das normas exigidas, já que tudo foi feito com muito carinho e dedicação”, disse Deusdália Guedes, diretora da OSC. “Estamos a um passo de concretizar o sonho de ver um centro educacional em Santa Rita funcionando em prol das crianças em vulnerabilidade, com atendimento de reforço escolar, música e arte.”

Deusdália também agradeceu os produtores rurais que doaram recursos para o Fundesis. Segundo ela, com o valor disponibilizado pelo edital foi possível realizar a estruturação física da entidade, que atuava por meio de mobilizações itinerantes na sede do município e em comunidades rurais, promovendo atividades recreativas para crianças e jovens, distribuindo kits de higiene pessoal e outros materiais.

De acordo com Makena Thomé, a entidade beneficiada está apta a multiplicar, em forma de ações, os investimentos feitos. “Essa obra é importante também pelo caráter definitivo do novo espaço, pois vai dar à instituição um ponto fixo, com amplas condições para as atividades que serão desenvolvidas. É uma casa repleta de amor, dedicação e bons exemplos. É uma referência para aqueles que precisam de um incentivo para seguir os melhores caminhos.”

Foto: Divulgação/AIBA

Histórico

A motivação para a criação da OSC Amigos de Mara surgiu em 2013, quando Natáli entrou em depressão devido ao falecimento de sua filha, Mara Júlia, aos 9 anos, em decorrência de um tumor no tronco encefálico.  A partir disso, ela começou a desenvolver um trabalho social voltado para as crianças em situação de risco no município. A iniciativa, que passou a contar com o apoio da mãe, Deusdália, ganhou força, mas ainda era realizada na residência da família. O projeto expandiu as ações desde 2016, com a entrega de brinquedos no Dia das Crianças, distribuição de livros, promoção de roda de conto de histórias, instalação de parque infantil e doação de roupas e alimentos arrecadados. O sonho da sede própria começou a se materializar com o edital 2020 do Fundesis, que disponibilizou recursos para a construção da estrutura que está prestes a ser inaugurada.

*Com informações da AIBA

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: