Jornalista e escritor gaúcho José Antônio Severo morre em São Paulo
Morreu nesta sexta-feira (24), em São Paulo, o jornalista, escritor e produtor cinematográfico gaúcho José Antônio Severo, 79 anos. Ele sofreu uma parada cardíaca durante uma cirurgia. Seu corpo será sepultado neste sábado (25), em Caçapava do Sul (RS), sua cidade natal.
Com mais de 50 anos de atuação no jornalismo, Severo trabalhou no Correio do Povo e Folha da Manhã (ambos no RS). Também foi editor-executivo da revista Exame, editor e diretor da Gazeta Mercantil, editor-chefe do Jornal da Globo e diretor-geral de Jornalismo da Rede Bandeirantes.
Atuou ainda como repórter dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo e das revistas Realidade e Veja. Na televisão, integrou a bancada do programa Crítica & Autocrítica da Rede Bandeirantes e foi âncora do programa Primeira Página da TV Nacional de Brasília.
Nos últimos anos, era colaborador do site Os Divergentes, onde abordava vários temas, mas sempre com um olhar atento para as pautas relacionadas à agropecuária.
Severo também é autor dos livros Rios de sangue e Cinzas do Sul, lançado em 2012, que narra 100 anos de guerra no continente americano, General Osório e seu tempo e Senhores da Guerra, romance histórico ambientado na primeira metade do século no Rio Grande do Sul, que virou roteiro do filme homônimo, lançado em 2016.