Em um ano, indicador do arroz cai 42,1%, diz Cepea

Foto: Irga/Gov. RS

Após apresentarem certa reação em agosto, os preços do arroz em casca voltaram a cair em setembro. Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão veio especialmente da demanda enfraquecida, que tem mantido baixa a liquidez no mercado à vista do Rio Grande do Sul. No acumulado do mês, o Indicador ESALQ/SENAR-RS do arroz 58% grãos inteiros (RS) recuou 2,4%, fechando a R$ 74,58/saca de 50 kg no dia 30. A média de setembro foi de R$ 74,98/sc, 42,1% inferior à de setembro/20, em termos reais (valores deflacionados pelo IGP-DI).

No entanto, quando considerados apenas os meses de setembro, a média do último mês ainda é uma das maiores da série, em termos reais, atrás somente da registrada no ano passado. Mesmo assim, segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário não indica que o produtor tem tido boa rentabilidade, tendo em vista os elevados custos de produção.

Do Cepea

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: