Exportações de melão aumentam 1.127% em receita e 951% em volume em setembro

Foto: Leandro Lobo/Embrapa

As exportações de melão da safra 2021/22 do Rio Grande do Norte/Ceará subiram com força em setembro. Segundo dados da Secex, o volume enviado ao mercado internacional totalizou 28 mil toneladas, aumento de 951% frente ao embarcado em agosto.  A receita registrou alta ainda maior, de 1.127%, somando pouco mais de US$ 19,5 milhões (FOB).

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, esses aumentos no volume e na receita são comuns para o período, devido ao fim da safra espanhola, a principal praça exportadora da fruta à Europa, que, por sua vez, é o maior destino do melão brasileiro. A taxa de câmbio também favoreceu a receita, visto que, com o dólar forte, eleva o retorno em reais.

No entanto, os elevados preços do frete marítimo e da embalagem de papelão limitaram os ganhos dos exportadores. Apesar deste aumento frente a agosto, as exportações de setembro, em termos de volume, ficaram 16% abaixo das de setembro de 2020, ainda segundo a Secex, o que pode ser resultado das dificuldades nas negociações com importadores neste ano, diante dos elevados custos de produção, de embalagem e do frete marítimo.

Do Cepea/Hortifruti

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: