Não é preciso desmatar a Amazônia para plantar soja ou criar gado, diz Lula

Ex-presidente afirma que todos os países precisam se comprometer com a questão ambiental – Foto: Ricardo Stuckert

Não é preciso desmatar a Amazônia para se plantar soja ou criar gado, afirmou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista à TV TRT World, da Turquia. Ele defendeu que a floresta em pé é mais rentável do que a floresta tombada e chamou atenção para a responsabilidade dos países em promover um desenvolvimento econômico alinhado às questões ambientais.

“Nós queremos efetivamente dizer ao mundo inteiro: não precisamos desmatar a Amazônia para plantar soja ou criar gado. O Brasil tem terras incomensuráveis para plantar sem precisar derrubar.  O que nós precisamos é convencer a sociedade de que a floresta em pé pode ser mais rentável para o desenvolvimento do Brasil do que a floresta tombada”, afirmou Lula.

O ex-presidente disse que a questão ambiental é tão séria que “nenhum país do mundo pode pensar qualquer política de desenvolvimento que não leve em conta, de uma vez por todas, a necessidade de respirarmos um ar puro”. Para Lula, é preciso ter menos agrotóxico nas produções de alimento, ter água potável no planeta inteiro e evitar o degelo das camadas polares da Antártica.

Lula também destacou a importância do papel da Organização das Nações Unidas (ONU). “É preciso mais responsabilidade, e a ONU pode cuidar disso. Agora, se a ONU tiver uma representatividade. Eu posso de dizer que vou brigar muito para que a ONU volte a ter um papel representativo e democrático na sociedade”, disse à TRT.

O ex-presidente lembrou a relevância do Brasil na COP 15, em 2009, quando o país, em seu governo, se comprometeu e reduziu o desmatamento na Amazônia. “O Brasil assumiu o compromisso de diminuir em 80% o desmatamento da Amazônia e nos cumprimos. Agora, os outros países precisam cumprir aquilo que falam. Em se tratando de meio ambiente, tem muita gente boa de discurso e muita gente que não coloca em prática 10% do discurso que faz”, criticou.

A entrevista do ex-presidente, realizada pela jornalista Ghida Fakhry, foi ao ar na tarde desse sábado (30), no programa Bigger than Five.

*Do portal lula.com.br

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: