COP26: “Desmatamento é assunto que nos aflige”, diz secretário do Mapa

Celso Moretti, presidente da Embrapa (E), e Fernando Camargo, secretário do Mapa – Reprodução YouTube

“O desmatamento é um assunto que realmente nos aflige”, disse nesta segunda-feira (8), em entrevista coletiva online, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Fernando Camargo, ao comentar a participação da pasta e da Embrapa na 26ª Conferência do Clima, em Glasgow, Escócia. Segundo ele, a consciência do problema “é o primeiro passo para resolvê-lo”.

O secretário disse ainda que “desmatamento ilegal é coisa de bandido e fora-da-lei” e que o governo “está tomando todas as atitudes para coibir o desmatamento ilegal”, informa o Broadcast.

Camargo enfatizou que, na COP-26, vem ressaltando “o tempo todo” a importância do assunto. “É um problema sério, que temos de encarar e entender que (o desmatamento ilegal) está sendo combatido; este é o primeiro ponto. Inegavelmente, é um problema de imagem que temos de resolver, tanto em relação ao desmatamento quanto às queimadas.”

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, também participou da entrevista, diretamente de Glasgow, o presidente da Embrapa, Celso Moretti. Segundo o Broadcast, ele afirmou que teve uma percepção “realista otimista” quanto à imagem do Brasil no exterior nesta última semana de COP. “Na nossa percepção, tendo em vista a forma transparente como nos portamos aqui nos nove dias de COP, há uma imagem positiva da agricultura brasileira. E ficou claro que continuaremos a participar com seriedade deste debate, inclusive na COP-27, no Egito.”

Moretti destacou ainda que o país tem o Código Florestal, “uma das legislações ambientais mais modernas” do mundo. “Quando falamos para os europeus que o Código Florestal exige que, na Amazônia, o produtor preserve 80% da área com mata nativa, eles ficam de olho aberto.”

Quanto ao desmatamento ilegal, o presidente da Embrapa concordou com Camargo, reconhecendo que o problema existe, “mas a melhor forma de combatê-lo é encará-lo de frente”. Moretti assinalou que 99,9% dos produtores rurais respeitam a lei ambiental.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: