Caravana do Leite percorre propriedades rurais do Nordeste

Deputada Aline Sleutjes, uma das porta-vozes da cadeia leiteira na Câmara – Foto: Divulgação

A Caravana do Leite, iniciativa da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, percorre nesta sexta-feira (19) e amanhã (sábado, 20), o Rio Grande do Norte. O objetivo da visita é coletar informações para subsidiar o projeto de lei que a deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), presidente da comissão, apresentará propondo políticas públicas para fortalecimento da cadeia leiteira.

“Verificamos a necessidade de visitar o Nordeste para que possamos entender a realidade de vários estados e produtores, sejam eles pequenos, médios ou grandes”, diz deputada. Antes de chegar ao RN, a Caravana do Leite esteve no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Minas Gerais e em São Paulo, igualmente com o propósito buscar informações para o projeto de lei.

De acordo com Aline Sleutjes, o texto a ser apresentado para votação na Câmara deverá propor medidas de boas práticas e de incentivo aos produtores, visando reduzir os custos de produção e apoiar o crescimento do setor.

“O mercado do leite é gigantesco e merece nossa atenção.  Temos que incentivar o crescimento dos produtores, o melhoramento genético e o aumento da produção para impulsionar ainda mais a geração de emprego e renda na atividade leiteira”, pontua a deputada.

No Brasil, o valor da produção dos principais produtos pecuários cresceu 27,1% em 2020, chegando a R$ 75,5 bilhões. Deste total, 74,9% vieram da produção de leite, que alcançou o recorde de 35,4 bilhões de litros de leite no ano passado.

Agenda no Rio Grande do Norte

Os primeiros compromissos da Caravana do Leite no Nordeste são os seguintes: participação em um evento no Parque de Exposição Aristófanes Fernandes, no município de Parnamirim (RN), visitas à Feira do Camarão e à Festa do Boi e debate em uma mesa-redonda promovida pela FPA (Frente Parlamentar da Agricultura).

Amanhã (20), a caravana visita duas propriedades para conhecer a produção de leite local. Segundo a deputada, a ida às fazendas possibilitará obter informações sobre formas de manejo, pasto, nutrição, genética, criação dos bezerreiros e adaptação do gado ao clima.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: