Crise na cadeia do leite: Mais duas entidades deixam o Conseleite-RS

O Conseleite/RS passa por um processo de esvaziamento. Após a Fetag-RS anunciar, dias atrás, o rompimento com o conselho paritário formado por produtores de leite e indústria láctea, o Conseleite gaúcho teve mais dois afastamentos nesta sexta-feira (20). Em nota conjunta, a    Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e a Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (Jersey-RS) informam que decidiram não participar mais, momentaneamente, das reuniões do conselho.

A decisão da Gadolando e da Jersey-RS, a exemplo do que já ocorreu com a Fetag, é resultado da discordância em relação à fórmula de cálculo do preço do leite ao produtor. A base produtora entende que o modelo usado para determinar o valor da matéria-prima tem provocado perdas aos pecuaristas leiteiros, que se acentuaram neste momento de crise econômica vivida pelo país, com altos índices de inflação, desemprego e perda de renda da população.

Leia, abaixo, a íntegra da nota conjunta da Gadolando e Jersey-RS:

“Em reunião realizada nesta sexta-feira, 19 de novembro de 2021, a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (Jersey-RS), decidiram, conjuntamente, não participar, por hora, das reuniões do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (Conseleite). Tal decisão deve-se ao fato de as entidades não concordarem com o presente modelo de discussão que leva à conclusão do preço base do leite, pois as indústrias trabalham com dados altamente atualizados e não admitem o mínimo prejuízo ou diminuição de lucro, enquanto os dados do custo de produção são desatualizados e o produtor não tem paridade de disputa para amenizar o seu prejuízo. Assim, as entidades entendem que não podem continuar endossando um índice que só interessa ao segmento industrial.

Marcos Tang

Presidente da Gadolando

Cláudio Martins

Presidente do Jersey RS”

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: