Sem prorrogação do zoneamento da soja no RS, produtor pode perder Proagro

Heitor Schuch: Agricultores familiares correm risco de ficar sem seguro agrícola no estado – Foto: Divulgação

Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) encaminhou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pedido de revisão do zoneamento agrícola da soja no Rio Grande do Sul devido à estiagem que castiga algumas regiões do estado.

Segundo o deputado, por causa da seca, muitos agricultores plantarão em datas posteriores ao encerramento do zoneamento, esperando a retomada das chuvas. Com isso, correm risco de ficar fora do Proagro, seguro agrícola direcionado aos beneficiários do Pronaf. “Esse prazo precisa ser prorrogado excepcionalmente neste ano para que possa estar adequado à realidade climática do Rio Grande do Sul”, destaca Schuch.

O parlamentar lembra que a estiagem vem se tornando um problema frequente na vida da população rural gaúcha, especialmente dos agricultores familiares. Neste ano, assinala, a falta de chuvas já traz prejuízos significativos e a situação pode se agravar levando em consideração as previsões meteorológicas.

A situação é preocupante, conforme Schuch, porque se os produtores plantarem fora do prazo e o clima não colaborar também não poderão acionar o Proagro, agravando ainda mais a crise econômica já provocada pela alta no preço dos insumos. “Os prognósticos indicam chuvas apenas na segunda quinzena de janeiro, em razão do enfraquecimento do La Niña, quando o plantio poderá então ser realizado e, se mesmo assim a estiagem voltar, poderão acessar o seguro no caso de o Proagro ser estendido”.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: