Fetag-RS pede ao governo ampliação de recursos para o Pronaf Mais Alimentos

Ampliação de recursos para a equalização do Pronaf Mais Alimentos (Investimento), linhas de crédito adequadas para os agricultores que não acessam o Pronaf ou que deixaram de ter o perfil de enquadramento no programa e fortalecimento da assistência técnica. Essas foram as reivindicações apresentadas, nesta quarta-feira (16), pela Fetag-RS ao Ministério da Economia.   

Os três temas foram tratados durante reunião virtual entre o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, o agrônomo Kaliton Prestes, do Departamento de Política Agrícola da entidade, e o secretário da Política Agrícola do Ministério da Economia, Rogério Boueri. O deputado federal Heitor Schuch, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, também participou do encontro.

Segundo a Fetag, a área econômica do governo foi alertada ainda sobre a interrupção das contratações e das operações represadas nos agentes financeiros, que há pelo menos dois meses estão com dificuldades de formalizar várias linhas de investimentos.

Crédito represado

“Os agricultores não podem ficar com suas operações de crédito represadas, até porque isso pode prejudicar o próximo plano safra”, assinalou Eugênio Zanetti.

Os dirigentes da federação e o parlamentar enfatizam que o atendimento das reivindicações se impõe em razão dos prejuízos causados pela estiagem no Rio Grande do Sul, pela disparada dos custos de produção e pela perda de rentabilidade dos produtores, principalmente na pecuária de leite.

A federação defende ainda a criação de mecanismos que assegurem acesso ao crédito rural para os agricultores que não se enquadram no Pronaf. Para a Fetag-RS, “é necessário incluir esses produtores em uma lógica de produção para comercialização, aumento de renda e de qualidade de vida”.

“A Fetag-RS já está trabalhando com a pauta e uma nova forma de enquadramento para os agricultores familiares para o Plano Safra 2022/2023”, diz em nota a federação.

De acordo com a Fetag-RS, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também está trabalhando para garantir mais recursos para equalização do Pronaf.

Outra pauta tratada na reunião foi a assistência técnica. “A Fetag-RS está buscando formas de aperfeiçoar o Manual de Crédito Rural para aumentar esse importante serviço aos agricultores”, informa a nota.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: