Parceria entre Conab e Sebrae busca fortalecer pequeno comércio agrícola

Foto: Divulgação/Ceagesp

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram acordo de cooperação técnica para implementação de ações e iniciativas voltadas ao uso e ao desenvolvimento de tecnologias para comercialização de produtos e serviços. O objetivo da parceria é fortalecer os pequenos agronegócios e a geração de oportunidades no campo.

Pelo acordo, publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23), será possível ampliar o acesso ao Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab por meio de ações de capacitação e assistência técnica e de gestão. O sistema pode ser usado para produtos ligados à agricultura, tanto por órgãos públicos que necessitem adquirir alimentos quanto por particulares que tenham interesse em ofertar seus produtos, insumos ou serviços.

“Queremos expandir o acesso dos pequenos e microempreendedores ao Sistema de Comercialização da Conab, aumentando o número de seus fornecedores e melhorando os preços na aquisição de insumos; o que é positivo para toda a cadeia produtiva”, diz José Trabulo Júnior, diretor de Operações e Abastecimento da Conab.

O acordo de cooperação técnica também promove um canal de troca de experiências e informações entre instituições que atuam com foco na geração de negócios e novas oportunidades de acesso ao mercado.

Acordos semelhantes

Atualmente, a Conab tem acordos de cooperação técnica semelhantes com o Ministério da Justiça, para comercialização de ativos biológicos apreendidos, e com a Embrapa Cerrados, que disponibiliza grãos para venda pública. “Parcerias como essas podem gerar ganhos negociais relevantes para o setor público, a exemplo da venda de café em 2019 – que teve incremento de 63,51%”, assinala nota divulgada pela empresa.

“Esperamos que essa parceria possa ampliar o uso da plataforma Leilão pra Você e permitir que a Conab possa oferecer um serviço cada vez mais completo à sociedade”, pontua o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

Da Conab

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: