Tereza Cristina vai ver os prejuízos da seca no Sul e MS

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina – Foto: Noaldo Santos/Mapa

A ministra Tereza Cristina visitará nesta quarta (12) e quinta-feira (13) propriedades afetadas pela estiagem no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e em Mato Grosso do Sul. A expectativa dos produtores é que ela anuncie, após a viagem aos quatro estados, medidas de apoio ao setor rural para fazer frente aos prejuízos causados à agropecuária pela seca.

No dia 12, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a ministra percorrerá a região de Santo Ângelo (RS) e Chapecó (SC). No dia 13, ela visitará propriedades em Cascavel (PR) e Ponta Porã (MS).

Embora a seca venha castigando as lavouras e as criações de animais desde o final do ano passado, Tereza Cristina só visitará agora as áreas afetadas porque estava de férias. Antes disso, estava avaliando à situação a distância.

Desde o início do agravamento da estiagem no Sul e em MS, governos estaduais, entidades rurais e produtores têm informado Tereza Cristina e técnicos do Mapa sobre a situação, inclusive sobre a falta de água em regiões do RS.

Os estados e os produtores também já enviaram ao Mapa algumas reivindicações para superar a crise hídrica. Entre elas, a liberação emergencial de recursos para apoiar a agropecuária, redução de taxas de juros do crédito rural, prorrogação das parcelas do financiamento agrícola e implantação de projetos de irrigação.

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: