1ª Agro Conference da XP reúne 100 investidores e executivos do setor

Foto: Divulgação

A convergência entre o campo e a ‘Faria Lima’ teve espaço em um evento inédito do agronegócio brasileiro, na primeira Agro Conference da XP. Cerca de 100 investidores e executivos do setor se reuniram esta semana na sede da empresa, em São Paulo, para discutirem oportunidades de negócio e investimentos. O evento contou com mais de seis horas de networking entre representantes de fundos institucionais, nacionais e estrangeiros, e empresários de companhias como Jalles Machado, Boa Safra, Agrogalaxy, Brasilagro, Raízen, 3 Tentos, Vittia, entre outras.

“A alta demanda e o nível de interesse mostram a sintonia fina entre o mercado financeiro e o agro, e abre caminho para diversas possibilidades de negócios”, avalia Henrique Galvani, sócio e gerente institucional de renda variável da XP. “Foi a primeira conferência de equities (ações), focada em agro, do país, em que tivemos representantes de vários segmentos, incluindo sucroalcooleiro, insumos, fertilizantes e proteína. Isso evidencia a diversidade do perfil de empresas que buscam se aproximar do mercado de capitais, uma tendência que deve se fortalecer ao longo deste ano”, acrescenta.

Do lado das companhias participaram integrantes do alto escalão, incluindo CEOs, CFOs e acionistas. Além do momento dedicado ao networking, a XP Agro Conference teve duas palestras de representantes da MB Associados: Alexandre Mendonça de Barros e Alexandre Figliolino, ambos sócios diretores, que trataram dos mercados de proteína e de grãos, e do setor sucroenergético, em dois painéis temáticos.

Antes marginalizado, o setor virou a menina dos olhos dos investidores, tendo liderado no ano passado as aberturas de capitais, com 6 IPOs. Para 2022, a expectativa é que siga atraindo interesse do mercado, com cerca de R$ 30 bilhões em emissões de dívidas.

“Apesar da volatilidade esperada para este ano, a emissão de CRAs e a demanda por renda fixa, no atual cenário de juros maiores, lançam perspectivas bastante otimistas sobre o setor, que responde por quase 30% do PIB do país. Além disso, o Fiagro também deve contribuir para atrair mais a atenção do mercado”, destaca Pedro Freitas, sócio e responsável pelo setor do agronegócio no Investment Banking da XP.

Após o sucesso da primeira edição da Agro Conference, a ideia é que o evento entre na agenda anual da XP, antecipa Freitas. “Terminamos o evento já pensando na organização dos próximos. Será um evento padrão, que vai entrar na grade anual da empresa”, diz o executivo.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: