99,82% do rebanho bovino de SP foi vacinado contra a aftosa

Foto: Divulgação/Gov. TO

Do Broadcast

São Paulo vacinou contra febre aftosa 99,82% do rebanho de bovídeos de zero a 24 meses. Ao todo, 99,33% das propriedades rurais paulistas também fizeram o registro de vacinação, de acordo com dados da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A campanha paulista de vacinação terminou em 31 de dezembro e a declaração pôde ser feita até 7 de janeiro. “O escoamento das vacinas foi um problema enfrentado em praticamente todo o Brasil. Por isso, atendendo à demanda dos produtores rurais, prorrogamos o fim da campanha em um mês”, lembra em nota o assistente agropecuário da CDA e responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa no Estado de São Paulo, Adriano Macedo Debiazzi.

De acordo com Debiazzi, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Defesa Agropecuária têm trabalhado para que o estado seja uma zona livre de febre aftosa, sem necessidade de vacinação, o que permitirá a abertura de novos mercados internacionais para a carne e o leite produzidos no Estado. “Desde 1996 não temos foco de febre aftosa. Não temos a circulação do vírus no Estado. Por isso, estamos fortalecendo nossa vigilância para alcançar essa conquista, a retirada da vacinação obrigatória, em breve”, afirma Debiazzi.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: