Senar/SC apoia produtores de leite na busca por mais produtividade e renda  

Foto: Divulgação/Senar/SC

Correção e manejo de solo, piqueteamento e manejo de pastagem e distribuição de água nos piquetes. Estes foram os principais temas do Dia de Campo, em Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí (SC). A atividade reuniu cerca de 100 produtores rurais e familiares que participam do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a bovinocultura de leite. O objetivo foi o de mostrar que esse conjunto de ações pode resultar em aumento de produtividade e rentabilidade.

O Dia de Campo em Presidente Getúlio, realizado na semana passada, foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Rio do Oeste.

O evento foi realizado na propriedade do produtor Geovane Beltrame, que participa do programa desde 2019, e conduzido pelo supervisor técnico e engenheiro agrônomo Gerson Cunha pela técnica de campo e engenheira agrônoma Bruna Andrieli Schaffer (engenheira agrônoma), com acompanhamento do supervisor regional Darci Aloisio Wollmann e do presidente do Sindicato de Rio do Oeste, Lindolfo Hoepers.

Gerson Cunha ressalta que os assuntos abordados e as ações vivenciadas na prática poderão auxiliar os produtores na tomada de decisões para melhorar a qualidade de solo, pastagem, fornecimento de água aos animais e a produtividade, atingindo o objetivo com redução de custo e aumento de renda na propriedade.

“Tivemos muita troca de informações e conhecimento entre técnicos e produtores, o que nos traz a certeza de que estamos no caminho certo, levando aos nossos produtores as melhores alternativas em busca de melhor qualidade de vida e renda no meio rural”.

Para Darci Aloisio Wollmann, o Dia de Campo foi muito bem conduzido pela equipe. “Foi trabalhado toda a condição de solo, conservação e melhoria da estrutura do solo para ter uma pastagem de qualidade com demonstrações práticas, oportunizando bastante troca de ideias”.

ATEG Bovinocultura de Leite

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial com foco para a bovinocultura de leite em Santa Catarina iniciou 2022, com 71 grupos que reúnem 1.900 produtores em todas as regiões do estado. Segundo a coordenadora da ATeG em SC, Paula Coimbra Nunes, o programa com foco para a bovinocultura leiteira vem sendo fundamental para a profissionalização do segmento.

“As oficinas técnicas são muito esperadas pelos produtores rurais que podem conferir na prática os resultados das inovações implementadas nas propriedades, o que serve como um grande estímulo para os participantes”, diz Paula.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, salienta que os resultados que a ATeG vem conquistando reforçam a sua importância para o fortalecimento da pecuária leiteira em SC. “Cada dia, observamos resultados melhores na gestão, na genética do rebanho e na produtividade. Isso confirma o desempenho dos acompanhamentos mensais dos técnicos e todo o suporte da equipe de supervisores regionais e supervisores técnicos do programa”.

O presidente do sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, pontua que o programa, tanto no segmento de bovinocultura de leite, quanto nas demais áreas que atende, representa um avanço na capacitação dos produtores rurais, preparando-os para a condução das atividades com visão empresarial e avançadas técnicas de gestão e controle.  “Muito mais do que quantidade, destacam-se os resultados com altos índices de produtividade e uma gestão inovadora.”

Do Senar/SC

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: