Conflito Rússia-Ucrânia pode ameaçar segurança alimentar global, diz IICA

Manuel Otero, diretor geral do IICA – Foto: Divulgação/IICA

O conflito entre a Rússia e Ucrânia pode ter consequências para a segurança alimentar global e para o comércio de bens agropecuários, alertou, neste sexta-feira (25), o diretor geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero.

Por meio de nota, ele enfatizou que “o impacto na paz mundial, com a grande incerteza que provoca, altera o funcionamento normal dos mercados e compromete o abastecimento de alimentos”. Isso, acrescentou, afeta os preços e insumos básicos para sua produção.

Otero assinalou que a disputa no Leste Europeu ocorre em um momento em que o mundo — particularmente a América Latina e o Caribe — ainda tenta se recuperar da pandemia de covid-19, que “levou milhões de famílias à pobreza e compromete o futuro de jovens e crianças, principalmente daqueles que não podem sustentar sua escolaridade”.

Diante do novo cenário, ele reforçou o compromisso do IICA de continuar trabalhando pelo desenvolvimento agropecuário e o bem-estar das comunidades rurais das Américas. Ao mesmo tempo, sublinhou, o IICA seguirá aumentando seus esforços em termos de cooperação e assistência técnica aos países — muitos deles importadores de alimentos —, buscando enfrentar e reduzir as consequências do conflito no Leste Europeu.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: