Belarus suspende venda de fertilizantes para o Brasil

Foto: Carlos Dias/Embrapa

Belarus interrompeu o fornecimento de fertilizantes para o agronegócio brasileiro. O país do Leste Europeu vende cerca de 3% do produto comprado pelo Brasil. A decisão foi tomada porque a Lituânia, que integra a União Europeia, fechou a fronteira para o escoamento do insumo em consequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Segundo o blog da jornalista Ana Flor, do site G1, o governo de Belarus já informou as autoridades brasileiras sobre a suspensão dos embarques de fertilizantes. O maior fornecedor do produto para o Brasil é a Rússia, com mais de 20%.

Ainda conforme a jornalista, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que as restrições de importação de fertilizantes de Belarus começaram no final de 2021.

O Mapa, de acordo com o blog da Ana Flor, teme uma escalada nas cotações dos fertilizantes no mercado brasileiro, com o consequente impacto nos preços dos alimentos.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: