Embrapa anuncia lançamento de cultivar de arroz irrigado de ciclo médio

Foto: Fagner Almeida/Divulgação

A Embrapa e parceiros vão lançar dia 15 de março, às 18h30, por meio do Canal da Embrapa no You Tube, a cultivar de arroz irrigado de ciclo médio BRS A706 CL, voltada ao ambiente irrigado de todo o Brasil. “A novidade reúne o que há de melhor da genética de arroz da Embrapa para a tecnologia da BASF chamada Clearfield®, de eficiência para o controle de plantas daninhas”, diz a empresa de pesquisa agropecuária.

A BRS A706 CL é fruto de mais de 10 anos de pesquisa do programa de melhoramento de arroz da Embrapa, envolvendo testes de campo nas diferentes regiões do Brasil, diversas análises nos laboratórios de biotecnologia, fitossanidade e qualidade de grãos e na cozinha experimental, e ajustes de manejo fitotécnico, que resultou na junção de características de interesse agronômico com a qualidade comercial de grãos valorizada pelo mercado.

Além da fase de pesquisa, a cultivar ainda foi testada a campo por uma rede de parceiros em todo o Brasil por dois anos consecutivos. Nesse trabalho, a BRS A706 CL destacou-se pelo potencial produtivo de mais de 15 toneladas por hectare; pela tolerância ao acamamento; pela ampla adaptabilidade a ambientes de cultivo pré-germinado e semeadura direta; e por possuir qualidade de grãos para o suprimento de matéria-prima para marcas que desejam comercializar produtos de linhas “premium”.

Por se tratar de uma cultivar que possui resistência a herbicidas do grupo químico das imidazolinonas, a BRS A706 CL é recomendada para o Sistema de Produção Clearfield®, cujo emprego auxilia no manejo em áreas com altas infestações de arroz daninho e também outras plantas daninhas de difícil controle pelos métodos usuais.

Da Embrapa Arroz e Feijão

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: