Azeites extravirgem: RS abre colheita de oliva em fazenda em Viamão

Foto: Ibraoliva/Divulgação

A 10ª edição da Abertura Oficial da Colheita de Oliva no Rio Grande do Sul ocorre nesta sexta-feira (4), na Estância das Oliveiras, em Viamão, na Grande Porto Alegre. O estado é o maior produtor de olivas do país, e os pomares gaúchos são responsáveis por cerca 70% de toda produção nacional de azeite.                

A expectativa dos olivicultores gaúchos para este ano é manter o volume do ciclo de 2021, quando foram produzidos 202 mil litros de azeites extravirgem. O cultivo de olivas no RS ocupa cerca de 10 mil hectares. A projeção é que a área plantada supere 13 mil ha nos próximos três anos.

A abertura da colheita no RS é o principal evento do setor olivícola no Brasil, reunindo produtores, especialistas, fornecedores, indústria, consumidores e apreciadores.

Em sua décima edição, o evento terá uma programação especial e espaços para expositores de azeites, mudas, máquinas e equipamentos e apoiadores.

Após a colheita, os participantes poderão acompanhar a produção de azeita, informa o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes.

“Isso só será possível porque a Estância das Oliveiras conta com um lagar (local onde ocorre a transformação da azeitona em azeite)”, diz Fernandes.

O evento é promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e apoio da Prefeitura de Viamão e Ministério da Agricultura.

Olivicultura no Brasil

Setor agrícola promissor, a olivicultura e a produção de azeite extravirgem se consolidaram em alguns estados do país, com destaque para o Rio Grande do Sul.

Além de ser maior produtor de azeitona no Brasil, o estado tem o maior potencial de expansão do cultivo da oliveira.

O Ibraoliva estima que até 2025 o Brasil atinja 20 mil hectares de oliveiras plantados.

SERVIÇO:

10ª edição da Abertura Oficial da Colheita de Oliva

Quando: 4 de março de 2022, às 8h

Local: Estância das Oliveiras, Estrada Jaconi, 495 Estância Grande –RS 118 KM 32, Viamão

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: