Com apoio do Senar, casal de apicultores transforma hobby em fonte de renda

Marcia e Wilson, apicultores em Mato Grosso do Sul – Imagem: Reprodução/YouTube

O hobby de criar abelhas no sítio se tornou uma nova fonte de renda para casal de apicultores Wilson Soares e Marcia Galdino, graças ao apoio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS. A ATeG atende produtores de várias cadeias da agropecuária em todo país, oferecendo capacitação para que possam obter resultados mais positivos na atividade rural.

“No começo, tivemos muita dificuldade em aumentar a população do enxame. A gente fazia a captura e elas iam definhando. Aí, a nossa maior preocupação era manter o enxame forte. O Senar nos orientou trocar favos velhos por novos, troca de rainha. Foi quando a gente começou a manter o enxame”, lembra Marcia.

A história do casal de Mato Grosso do Sul é apresentada, nesta semana, na série #TransformandoVidas, no canal do Sistema Famasul no YouTube. Com as orientações técnicas, Marcia e Wilson reduziram o custo por colônia de R$ 771 para R$ 480, e ampliou de cinco para 34 caixas.

“Era meio no rumo mesmo. Aí, depois o Senar trouxe para a gente esse ensinamento. A gente também fez o curso Negócio Certo Rural. Começamos a aprender com as tabelas. Anotamos tudo em um caderno e conseguimos melhorar bem mais essa questão financeira”, diz Wilson.

Além da presença da ATeG, o casal também se capacitou por meio de vários cursos de formação profissional rural em apicultura. “Até então, o conhecimento da gente era muito pouco, baseado em vídeos. Através dos cursos, tivemos mais conhecimento, como fazer o processo certinho”, conta a apicultora.

Wilson, que enxergava a atividade como um hobby, acabou percebendo ser uma nova fonte de renda para a família: “Eu tinha o sítio como um lugar para descansar e que não tinha lucro. Achava que quem ganhava dinheiro eram só esses grandes produtores. Aí, quando chegou o Senar, a gente viu que dá para dinheiro em uma propriedade pequena, fazendo todos os cursos, seguindo todas as instruções”.

Confira outras histórias de sucesso da série Transformando Vidas no canal no YouTube.

Clique aqui para mais conteúdos sobre Apicultura em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.

*Com informações do Sistema Famasul

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: